sexta-feira, 29 de julho de 2011

Pogrom.

O que é um Pogrom?

A palavra tornou-se internacional após a onda de pogroms que varreu o sul da Rússia entre 1881 e 1884, causando o protesto internacional e levando à emigração maciça dos judeus.
De acordo com os registros da história dos judeus nos Estados Unidos, a imigração judaica da Rússia aumentou drasticamente naqueles anos, totalizando cerca de dois milhões de judeus russos entre 1880 e 1920.
Pelo menos uma parte dos pogroms devem ter sido organizados ou apoiados pela Okhrana (polícia secreta russa). Apesar de não haver provas, a indiferença da polícia e do exército Russo foi amplamente comentada, e.g., durante o primeiro pogrom de Kishinev de 1903, que durou três dias, bem como as precedentes incitações anti-semitas em artigos de jornais - uma indicação de que os pogroms estavam em linha com a política interna da Rússia Imperial.
Revolução Russa de Outubro 1917 e a conseqüente Guerra Civil Russa foram acompanhadas de vários pogroms. Por um lado, judeus ricos partilharam o destino de outras pessoas ricas da Rússia. Por outro lado, as povoações judaicas sofreram vários pogroms pelo Exército Branco, que via os judeus como atores principais do "complô judaico-bolchevique".
A organização da auto-defesa judia parou os pogromistas em certas áreas durante o segundo pogrom de Kishinev.

Crianças judias mortas no pogrom deEkaterinoslav.


Pogrom (do russo погром) é um ataque violento maciço a pessoas, com a destruição simultânea do seu ambiente (casas, negócios, centros religiosos). Historicamente, o termo tem sido usado para denominar atos em massa de violência, espontânea ou premeditada, contra judeus, protestantes, eslavos e outras minorias étnicas da Europa, porém é aplicável a outros casos, a envolver países e povos do mundo inteiro.

Fonte:

Wikipédia

Nenhum comentário: