quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Pr Jeancarlo diz_Cantar hinos da harpa Cristã é pecado?

Alguns dias atrás meu pastor foi criticado por ainda nos cultos cantar os hinos da Harpa Cristã. Quem criticou alegou que isso era coisa do passado e não da igreja hodierna, coisa de pessoas que estão paradas no tempo, o chamado “quadrado”, antiquado e etc.
Quando fiquei sabendo do ocorrido, pensei….será pecado cantar os hinos da Harpa Cristã? Comecei analisar e cheguei a seguinte conclusão:

Os hinos da HC
1º Estão baseados nas Escrituras Sagradas
2º Não têm heresias
3º Inspirados pelo Espírito Santo
4º Sem interesses financeiros
5º Escritos em momentos de lutas e provações
6º Com finalidade de agradar o Criador 
7º Aprovados pelo Conselho de Doutrina das Assembleias de Deus
8º Aprovados por Deus
9º Renova, conforta e edifica a vida espiritual


Os hinos (a maioria) da atualidade
1º A maioria não passa pelo crivo das Escrituras Sagradas
2º Contêm heresias
3º Sem inspiração divina (pois Deus não inspira heresias)
4º Com interesses financeiros
5º Com finalidade de agradar a criatura
6º Aprovados pelo Conselho dos Homens
7º Reprovados por Deus
8º Inovação. Resultado; a vida espiritual continua na mesma
9º Influenciados pelo mundo

Portanto amados irmãos internautas, podemos perceber as diferenças entre os hinos da HC (a despeito de não ser perfeita) e os chamados “hinos” modernos ou pós-modernos, claro que não quero generalizar, pois existem ainda compositores e cantores comprometidos com a Palavra de Deus, pois esses, o Espírito Santo continua os inspirando.

Os remanescentes continuam por todo lado, ainda que em grupo pequeno. Elias achou, por um momento, que só restara ele como profeta do SENHOR, mas Deus lhe disse que ainda tinha mais 7.000 profetas.

É preciso urgentemente uma reforma na área do louvor, precisamos acabar com esta banalização, esse descaso, que permeia as igrejas cristãs. Esta geração tão sábia, intelectual, pós-moderna e espiritual, precisa rever alguns valores e resgatar os marcos perdidos, inclusive a minha amada Assembleia de Deus. Precisamos de hinos Cristocêntricos e não de músicas antropocêntricas.

Observe parte da letra desta música abaixo:
“Jesus é fogo, Jesus é poder
Jesus é demais
Jesus é graça, Jesus é força”

Alguma coisa de errado com esta letra? Claro que sim! Apesar de mencionar o nome de Jesus esta letra mais se aproxima do panteísmo do que de um hino Cristocêntrico, aqui está o perigo, pois a verdade é distorcida.

Devemos seguir o conselho do salmista, louvar com inteligência.
“Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência.” (Sl 47.7).

Desde criança que congrego na Assembleia de Deus e fico indignado com esta lamentável decadência no louvor e irritado quando somos criticados por alguns que dizem ser assembleianos (será???), simplesmente porque mantemos os hinos da HC em nossos cultos de adoração ao Todo-Poderoso, aliás hinos ensinados pelos nossos pais, como o saudoso pastor Paulo Leivas Macalão que compôs muitos hinos da HC.

Sinceramente prefiro ser chamado de cafona, “quadrado” e antiquado, do que ser chamado de desviado, palavra dura, mas é essa mesmo, pois nós mantemos a sã doutrina e os bons costumes ensinados pelos nossos Pais (pastores) que foram inspirados pelo Espírito Santo, mas bastou estes justos partirem para eternidade que os rebeldes, os falsos mestres e doutores começaram a retirar os marcos e a inovar, quando na verdade precisamos é de renovação. 

Não sou contra aos novos hinos desde que passem no crivo da Palavra de Deus. Que Deus nos guarde e nos conceda a cada dia hinos inspirados pelo seu Santo Espírito! Você pode dizer amém??? 

“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.” (Cl 3.16).

“Louvem o teu nome, grande e tremendo, pois é santo.” (Sl 99.3).

“Cantai-lhe, salmodiai-lhe, atentamente falai de todas as suas maravilhas.” (1 Cr 16.9).

Em Cristo Jesus,

Jeancarlo Figueiredo

Um comentário:

Danilo disse...

Ola Elias!

Graça e Paz!

Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo Fernandes

http://www.genizahvirtual.com/