sábado, 14 de maio de 2011

A Bíblia (1ª Parte)

Decidi postar uma nota a respeito da Bíblia Sagrada, nossa regra de fé e prática, não sei quantas partes este estudo terá, no entanto espero que seja de algum modo uma ferramenta a mais,  para os que querem compreender como foi escrito a Bíblia, e como ela chegou até a nós.
A palavra Bíblia, plural  de ( Biblion ), diminutivo de ( Biblos ) neutro, que significa "livros ou conjunto de livros"   o termo vem de "Biblos" que é propriamente a entrecasca da planta do papiro.
O que é papiro?
Uma cana ou junco que cresce às margens do rio Nilo na África, e outros rios do Oriente, Êx 2.3; Jó 8.11; Is 18.2, e que cobre o material em que se escrevia. Do papiro se extraíam tiras, as quais eram coladas uma às outras formando um rolo de qualquer extensão, de acordo com a precisão ou seja o nescessário para o que fosse ser escrito. Outro material  usado para a escrita era o pergaminho.
Bíblia então era o mesmo que uma coleção de livros, no tempo de Jesus já era  chamado "AS ESCRITURAS" (ai graphai ), cada livro era escrito separadamente em seu rolo, os da sinagogas, eram presos a duas hastes de madeira, em cada banda, desenrolando-se de uma e enrolando-se na outra à proporção em que era lido.                 

9 comentários:

Anônimo disse...

Muito Bom pr Elias Gostei muito vou acompanhar tudo, ok
Daniel Resende

Anônimo disse...

Legal Pastor, gostei de saber vou fazer algumas anotações, espero que não

se importe.

Jacsom

Unknown disse...

Amigo Daniel, Deus te Abençoe Visite sempre este Blog e deixe sua participação.

Unknown disse...

Ok Jacsom fique a vontade.

ALESSANDRA TEODORO GONDIM DOMINGOS disse...

Meu amor gostei muito.

Unknown disse...

Obrigado meu bem.

Anônimo disse...

Quero aprender muito sobre a bíblia, meu nome é Rony.

Unknown disse...

Que bom Rony, continue assim.

Anônimo disse...

Amém pr, fique na paz.
Rony