quarta-feira, 9 de abril de 2014

Somos ou não guardadores de nossos irmãos?


Diante de uma situação de desastre irreparável, tratava-se do primeiro homicídio, o irmão mais velho acabara de matar o irmão mais novo, uma atitude de inveja? Seria apenas isso? não, não foi apenas inveja, veja a expressão do Apóstolo João em 1 JO 3:12.

Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.

Na verdade sempre que alguém apresenta a Deus algo que lhe agrada, umas tantas pessoas acabam por desagradar, ou seja sempre que você agrada a Deus alguém vai ficar contrariado.

Nossa atitude como servos de Deus nunca pode ser essa, devemos nós alegrar com o crescimento espiritual de nossos irmãos e amigo, (2 Tessalonicenses 1:3)

Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando.

Nesta pequena passagem, Paulo nos dá uma imagem fascinante de um grupo de fiéis que estava crescendo em unidade e amor. A frase grega que Paulo usa para "crescer sobremaneira" significa "ter crescimento maior, acima e além do crescimento de outros". Tanto individual quanto coletivamente, a fé e o amor dos tessalonicenses ofuscavam a fé e o amor de todas as outras igrejas.

Diferente deste texto é a atitude de Caim, Gn 4:8. O Soberano Pergunta: _ Onde está o seu Irmão Abel? Gn 4:9. O tema do amor fraternal ocorre muito cedo na Sagradas Escrituras, desde o início fica claro que Deus sempre prioriza a o relacionamento entre irmãos, nesta passagem a questão da responsabilidade de um pelo outro, surge pela primeira vez. Caim Pergunta respondendo, Não sei; sou eu guardador de meu irmão?  

O termo usado para guardador no hebraico é SHAMAR que significa guardar, proteger, prestar atenção, ou considerar. Porventura somos nós responsáveis pelos outros? Sem sombra de dúvida, a resposta de Deus deixa claro que nós devemos cuidar uns dos outros, pois nós não somos apenas guardadores dos nossos irmãos como também somos responsáveis, por zelar pela instabilidade uns dos outros afim- de que o Salmos de número 133, seja uma verdade em nossa vida.

Em consequência do pecado de Caim, Deus o amaldiçoa em toda terra, retira sua habilidade para o cultivo da terra e o sentencia a uma vida como fugitivo e errante, Gn 4:12. Isto deixa claro que a falta de amor Fraterno, produz à esterilidade e ausência de propósito de vida.

Em Cristo…

Elias Domingos da Silva