domingo, 19 de fevereiro de 2012

Se os calvinistas conhecessem João 3.16.



Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3.16.

Ao contrário daquilo que alguns teólogos dizem no que tange a Salvação, que a mesma é tão-somente para alguns escolhidos para esta finalidade e objectivo.
Ao lermos o Evangelho de João, no capítulo 3 verso 16 encontramos Jesus, autor e confirmador da nossa fé, Hb 12.2. mostrando com muita categoria e firmeza, que Deus amou o mundo de tal maneira.
Este versículo quando analisado deixa claro que Deus amou o mundo, isto é o mundo biológico.

1.O que é Biologia?


 A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas.
A vida é estudada à escala atômica e molecular pela biologia molecular, pela bioquímica e pela genética molecular, no que se refere à célula pela biologia celular e à escala multicelular pela fisiologia, pela anatomia e pela histologia.
 A biologia do desenvolvimento estuda a vida ao nível do desenvolvimento ou ontogenia do organismo individual.
No tocante a João 3.16, o mundo como já mostrei, no sentido biológico se refere ao mundo dos Homens, é logico homens no sentido genérico, inclui-se ai homens e mulheres.

2. A palavra (mundo) no grego.


Kosmos, o sistema social. Dentro de uma serie de interpretações e derivação da palavra Kosmos, esta é mais ampla e correta em relação a João 3.16, de acordo com o Strong temos que considerar que mundo aqui seria uma metonímia, os habitantes da terra os homens a humanidade.

3. Será que os Calvinistas conhecem este versículo?


Jesus deixa claro neste texto que Deus amou todos os homens de uma maneira tal que enviou seu único Filho, isto é Deus não amou tão-somente um grupo de privilegiados, e Jesus não morreu na cruz do calvário para salvar um único grupo especifico de pessoas, mas para trazer a salvação para todo quele que Nele ou melhor dizendo, que crê em Jesus.
Na verdade a salvação nunca foi de graça, como ensinam, por ai alguns pregadores, dizer isto é mostrar muita fraqueza teológica pois a Bíblia um nem uma parte, apresenta uma salvação barata ou que pode ser negociada com dinheiro ou influencia social, a salvação não é de graça, a salvação é pela Graça;  Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus Ef 2:8. Não podemos esquecer que a salvação envolve dois lados.

O lado de Deus para com o homem.


Que deu seu Filho unigênito; Isto o homem nunca poderia fazer, o capitulo 3 e versículo 17 diz que Deus enviou seu filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. O homem nunca poderia salvar a si mesmo, por isto Jesus morreu na Cruz este é o lado de Deus para com o homem.

2º  O lado do homem para com Deus.


Este lado é de inteira responsabilidade do homem, (Para que todo aquele que neEle crê) nota se ai que a nossa parte envolve fé, no capitulo 53 logo no 1º versículo do livro do profeta Isaías, está escrito que o braço do Senhor se manifesta, mas é  para quem crêu na nossa pregação.
Não podemos esquecer que à Graça de Deus é a fonte da salvação, isto é a parte de Deus para com os homens, porém a Fé, é o meio, ai sim temos a parte do homem para com Deus, sem o relacionamento de Deus com o homem, e do homem para com Deus, a nossa salvação seria impossível.

4º. Um breve resumo de João 3.16.


(a)       A força motriz da salvação, (o amor de Deus)
(b)       Seu iniciador. (Deus)
(c)        Seu mediador. (O Filho unigênito)
(d)        Seu destinatário. (O mundo)
(e)        Seu beneficiário. (Todo aquele que Crê)
(f)         Seu galardão. ( A vida Eterna)
(g)        Se os calvinista conhecessem este versículo e aplicasse em suas preleções então as mensagens de predestinação absoluta, sumiriam das igrejas atuais, deixo para eles o texto sagrado que diz:  Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador.
Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade 1 Timóteo 2:3-4.