domingo, 1 de janeiro de 2012

Luiz Sayão - O Pós-Modernismo e a Música no Culto


Luiz Sayão.


Em 2000, concluiu seu mestrado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela USP, com a dissertação: O Problema do Mal no Livro de Habacuque. Lecionou Hebraico Bíblico e outras disciplinas correlatas no Seminário Servo de Cristo, do qual é diretor acadêmico, na Faculdade Teológica Batista de São Paulo, no Seminário Teológico Young San (coreano) e noGordon-Conwell Theological Seminary de Boston.[1]
Desde 1988, tem atuado em três ministérios: pastorado, literatura e ensino teológico. Foi pastor na Igreja Batista Chinesa e da Igreja Batista Graça e Paz, ambas na cidade de São Paulo, da Portuguese Baptist Church de Cambridge (Massachusetts), nos Estados Unidos,[2] e atualmente é pastor da Igreja Batista Nações Unidas,[3] situada no edifício do WTC de São Paulo.
Atua na área literária há cerca de vinte anos. Foi coordenador da tradução da Nova Versão Internacional da Bíblia, de 1990 a 2000, editor acadêmico das Edições Vida Nova de 1998 a 2004, e consultor teológico da Editora Vida (2005-2006).
Recebeu o prêmio de personagem literária da Associação Brasileira de Editores Cristãos (ABEC), em 2003.
Recentemente, coordenou a Versão Almeida Século 21 e está coordenando a Bíblia Brasileira de Estudos (Ed Hagnos). Foi o editor e criador dos projetos: Novo Testamento Trilíngue,[4] Novo Testamento Esperança e Antigo Testamento Poliglota.
É autor de Cabeças Feitas (Ed Hagnos) e de NVI: a Bíblia do Século XXI (Vida). É articulista em várias revistas no Brasil e no exterior. A partir do final de 2008, Luiz Sayão tornou-se consultor teológico da Editora Hagnos.
Entre vários artigos e verbetes em outras obras, vale citar suas contribuições na revista Vox Scripturae, Enciclopédia Histórico-Teológica (Vida Nova), na Bíblia NVI de Estudo (Vida) e na Bíblia Thompson (Vida). Merecem destaque "As Virtudes da Nova Vida" em Chamado para Servir (Vida Nova), "A Interpretação do Pensamento de Paulo: Uma Abordagem Histórica" (Ed Vida) e P-problemas e P-perspectivas de um P-protestantismo P-pau-Brasil [5] . Alguns artigos tiveram repercussão internacional: um deles, sobre o homossexualismo (mencionado na Brandeis University) [6] e outro sobreHabacuque, no Anchor Bible Commentary.
Sayão também tem atuado como conferencista teológico e pastoral no Brasil, nos EUA, na América do Sul, na Europa e no Japão, falando para diversas igrejas e denominações. Em 2006 representou o Brasil numa conferência evangélica internacional no Japão. Em 2009 esteve em Israel para gravar uma série de estudos em DVD no livro de Salmos, dando continuidade ao projeto Rota 66.
Apresenta diariamente um comentário bíblico no programa Rota 66,na Rádio Trans Mundial, [7]. Em 2009 deu início a dois novos programas na mesma emissora: "Conversando com Luiz Sayão" e "Fé e Sociedade".
É casado com Celiz Elaine e pai de cinco filhos: Rachel, Israel, Deborah, Daniel e Miriam.