quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Serie de estudos sobre namoro.


Namoro.
Namorar é literalmente despertar (amor em alguém). O termo é uma redução ortográfica, do verbo enamorar, namoro no sentido sério, é uma fase de conhecimento social e amoroso entre um rapaz e uma moça que pretende casar-se.    
Quando o assunto é namoro muitas perguntas surgem, vamos responder algumas delas à luz da Bíblia Sagrada.

1) Qual é a idade certa para namorar?
Não existe uma idade específica para começar um namoro, embora a Bíblia nos mostra com muita afinidade que quando Isaque casou com Rebeca o mesmo já tinha 40 anos de idade (GN 25.20). Mas não se assuste com isto, biblicamente falando não há uma idade certa para iniciar um namoro, mas não podemos esquecer que a bíblia faz distinção entre agir como criança e portar como adulto (I CO 13.11). Quem determina quando você deve assumir um compromisso serio de namoro, deve ser a maturidade, e não as emoções, ou decisões precipitadas do (♥). Quem deixa o coração falar pela razão, e a emoção tomar a decisão, pode esta, infelizmente como um carro na contramão, isto é sujeito a machucar e ser machucado sentimentalmente. Nem sempre o coração acerta, a palavra de Deus diz:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jr 17.9)

Você pode olhar para alguém e se apaixonar logo de imediato isto pode acontecer sem duvida, mas não significa que esta pessoa seja a que te fará feliz.ou que ela seja a pessoa certa para você, muitas pessoas se machucaram com isto, esta de AMOR a primeira vista,   pode trazer inúmeras consequências Pense nas seguintes perguntas bases para o namoro. Um bom casamento não é só um negócio do coração, mas é utilizar a massa cinzenta dada por Deus para fazer decisões lógicas baseadas no pensamento racional. "O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos" (Provérbios 14:15). Um bom senso comum nunca fez mal a ninguém. Vai ajudar a todos a encontrarem um par para toda a vida. As seguintes bases podem te poupar tristeza futuramente e, ultimamente, a sua alma.

Leva tempo conhecer bem alguém. Alguém que se apaixonou à primeira vista mais tarde gostaria que tivesse olhado uma segunda vez! "Não acordeis, nem desperteis o amor, até que este o queira" (Cântico dos Cânticos 2:7). O amor verdadeiro, que dura para toda a vida, não pode ser apressado. Você pode estar apaixonado, não pela pessoa que você mal conhece, mas pela idéia de estar apaixonado.

Alguns acham que não ser casado é tão ruim que estão desesperados para se casarem. Porém, ser casado com a pessoa errada é pior do que não ser casado. "O sofrimento matrimonial se tornou o maior problema da saúde mental neste país" (Reader's Digest, Novembro 1986, EUA). Seu par pode te completar ou te quebrar. A influência das mulheres pagãs de Solomão desviou o seu coração de Deus (1 Reis 11:3).

O amor à primeira vista não é possível, mas a paixão sim


Foi amor à primeira vista." A expressão tantas vezes usada está afinal errada, garantem os especialistas. À primeira vista só mesmo paixão pode acontecer. E a explicação é tudo menos romântica: é química. "As hormonas que possuímos podem levar uma pessoa a encontrar alguém cujo odor, imagem e voz desencadeiam de imediato uma resposta química que corresponda à paixão - a fase anterior à da ligação profunda que é o amor ", defende Paulo Ribeiro Claro, da Sociedade Portuguesa de Química. Mas geralmente o que acontece com a maioria das pessoas é uma atracção inicial que é puramente sexual.

Aliás, o desejo, a paixão e o amor são todos explicados por uma alquimia complexa que envolve hormonas sexuais e neurotransmissores que influenciam o nosso cérebro e nos fazem passar pelos vários estados do relacionamento amoroso: desejo, paixão e ligação, em que os sentidos também têm uma palavra a dizer.

"Qualquer um dos cinco sentidos tem a capacidade de receber estímulos sexuais, fornecendo ao homem um conjunto de informações preciosas e extremamente úteis quando este está no início, ou em pleno relacionamento com outra pessoa", fundamenta o psicólogo Tiago Lopes Lino.
Na primeira fase, existe uma atracção sexual muito forte. "É o início, quando a pessoa se deixa levar pela emoção, quando não surgem obstáculos emocionais ou mentais. É a fase do desejo sexual", explica o psicólogo clínico Fernando Mesquita, associando esta etapa do relacionamento ao aumento de produção de hormonas como a testosterona no homem e estrogénio nas mulheres.

É nesta altura que a visão e o olfacto adquirem um papel fundamental: "o ser humano tem a possibilidade de apreciar e julgar outra pessoa, e a partir daí sentir-se ou não atraído sexualmente por ela", diz Tiago Lino. "Hoje já é mais ou menos consensual na comunidade científica que a espécie humana também tem a capacidade de distinguir os genes dos parceiros através do cheiro", afirma o químico Paulo Ribeiro Claro, referindo-se às substâncias que todos os animais libertam e que funcionam como uma marca singular: as feromonas. "O nome deriva do grego fero, transportar, e de hormona, associado a excitar. Numa tradução livre, as feromonas são odores 'transportadores de excitação'."  Tiago Lino diz que é a reacção do nosso corpo  aos sinais químicos libertados por outra pessoa, que nos faz "desejá-la ou sentir repulsão por ela".


Os seus valores devem esta acima de qualquer sentimento, para iniciar um namoro o rapaz deve ter maturidade suficiente para não aproveitar da ingenuidade da moça, e a moça deve ter maturidade suficiente, para não ser ingénua, a ponto de deixar o namorado ultrapassar o limite estabelecido dentro dos valores cristão para um namoro santo…

Elias Domingos...

Nenhum comentário: